A igreja passará pela grande tribulação?
Existe um grande debate
sobre este assunto
Alguns defendem a tese que a igreja passará pela grande tribulação, outros defendem a ideia que a igreja não passará por ela. Como analisar tal fato a luz das escrituras sagradas?

Nos tempos antigos
Nos tempos antigos, quando Deus decidiu que iria destruir a humanidade com o dilúvio, Ele mandou Noé construir uma arca, livrando ele e toda a sua família. Também quando o mesmo Deus quis destruir as cidades de Sodoma e Gomarra por causa de seus pecados, Ele enviou seus anjos e livrou o justo Ló e a sua família. Então como poderia Deus deixar a noiva do cordeiro Jesus, passar por tamanha tribulação?

O que disse Jesus?
Jesus conta uma parábola em Mateus 25 a partir do versículo primeiro (Mateus 25:1), a parábola das 10 virgens, (Confira na bíblia), 5 delas eram prudentes e 5 imprudentes; quando chegou o noivo, as prudentes entraram com ele para as bodas, e as imprudentes ficaram de fora, deixadas para trás.
A visão dos glorificados
Em apocalipse 7:9 ao 11, o apóstolo João narra que ele viu uma grande multidão de anjos que ninguém podia contar, e uma multidão de homens, que também ninguém podia contar diante do trono, vindo de todas as nações, (esta multidão de homens, João sabia que era os salvos) mas havia também, outros vestidos de branco, e ele não sabia quem era e de onde vieram; e o ancião lhe disse: 'estes vieram da grande tribulação. Estes são a noiva imprudente, deixada para trás.

Conclusão
Com tudo isto, podemos entender que: a igreja passará e não passará pela grande tribulação, Deus sempre livra os seus amados na hora da morte e de grande aflições, se Ele livrou Noé, livrou Ló, não livrará a igreja, que foi lavada e justificada no sangue do cordeiro Jesus? O interessante é: "a noiva (igreja) prudente foi arrebatada para os céus e a imprudente deixada na terra, na grande tribulação".