top of page
Joana Pothiery
d42265_8a01dd6089de45f6af0f4f77ecb2ddfa.
Vocalista da Banda  Gospel Cesar Thiery

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar esperança e um futuro”. (Jeremias 28:11)

Borderline
mulher-de-vista-lateral-triste-enquanto-trabalha-em-casa.jpg

Transtorno de personalidade Bordeline

A personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

 A pessoa que sofre com esse transtorno tem um padrão de comportamento de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos, na autoimagem e costuma ter flutuações de humor e impulsividades bastante exageradas.

Não toleram estar sozinhos e fazem de tudo para evitar o abandono. Geram muitas crises, costumam tentar o suicídio e com isso fazem com o outros tenham que resgatá-lo e terem todo o cuidado com eles. Costumam ter depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, transtorno do humor, estresse excessivo, transtornos alimentares e também costuma abusar do uso de medicamentos. É muito comum as pessoas que sofrem com transtorno Borderline, terem sofrido abuso físico e sexual na infância, negligencia, abandono ou separação dos pais, ou perdas dos pais.

Os portadores desse transtorno costumam ficar furiosos e com muita raiva quando são abandonados, quando alguém importante para eles cancelam um compromisso ou simplesmente chegam atrasados. Essas pessoas vivem com medo de serem abandonadas, não suportam a ideia de ficarem sozinhas. Eles têm dificuldades de controlar a raiva e se irritam intensamente. Costumam abusar de drogas, dirigir imprudentemente, gastar demais, tem compulsão alimentar, muitas vezes se mutilam, se cortam, se queimam, ameaçam cometerem suicídio.

Pessoas com transtorno Borderline, alternam entre um amor doentio por alguém e o ódio pela mesma pessoa. Costumam colocar a integridade física e mental em risco, exemplo: dirigir sob efeitos de drogas.

Tem instabilidade de identidade, ex: podem em um momento serem um religioso fervoroso e mudar para um comportamento totalmente oposto.

Cortar e queimar o próprio corpo, bater com a cabeça na parede e tentar o suicídio.

Sensação de vazio constante, tédio e melancolia.

Tem maior propensão a entrar em discussão e se iram intensamente, manifestando uma raiva desproporcional.

O diagnóstico é feito pelo psiquiatra após análise dos sintomas e ao comprovar a constância dos mesmos.

O tratamento e feito com o psiquiatra e psicólogos e também com medicamentos para controlar a agressividade, ansiedade e depressão.

Você conhece alguém assim? Essa pessoa precisa de ajuda e só um psiquiatra para fazer o diagnóstico e o tratamento correto para que ela possa ser mais feliz e evitar que esse transtorno a leve a se colocar em risco e também a terceiros e tentar contra a própria vida.

Já viu pessoas fazendo loucuras colocando a sua vida e de outros em risco, que se ferem a si, que dirige imprudentemente, que transformam banalidades em tragédia, que uma hora estão extremamente bem humoradas e outras tristes, etc. Pode ser que ela seja Borderline e precise de tratamento.

Escolhendo ser feliz!

Para encontrar a felicidade, precisamos nos tornar amigos de Deus. A felicidade está onde Deus habita. É impossível ser feliz longe de Deus. Quanto maior for a sua comunhão com Deus, mais satisfação sentirá no seu dia a dia, e terá mais disposição para fazer tudo  o que necessita fazer. Notará que tudo fica mais fácil de ser resolvido, superado!

Faça de Deus o seu melhor amigo! Não tenha medo de lhe confessar as suas fraquezas e pedir a sua ajuda. Deus te ama tanto, que deu o seu Filho Unigênito para morrer  no seu lugar e lhe dar vida eterna!

Se estiver em dificuldades, peça o seu auxílio. Quando estiver sofrendo, conte para ele o que está te fazendo sofrer. Quando estiver feliz, compartilhe com ele a sua alegria e não se esqueça de agradece-lo por te ouvir, te ajudar,  te abençoar e proteger. Sinta prazer de estar com Deus. Tenha desejos de conhece-lo através da leitura e meditação diária das Escrituras Sagradas. Através da sua palavra, ele te fortalecerá e mostrar a melhor maneira de fazer as coisas,  para que sejas bem-sucedido.

Se fizermos de Deus o nosso melhor amigo, seguindo as suas orientações,  que ele nos deu por meio do seu Filho Jesus Cristo, seremos com certeza,  pessoas muito mais alegres e conseguiremos desfrutar da vida com abundância que Jesus Cristo veio nos trazer.

A amizade com Deus começa com a oração. Orar é conversar com Deus. Você já conversou com Deus hoje? Na  amizade com Deus, precisamos também ouvir o que ele tem a nos dizer, e, isso fazemos através da leitura da Bíblia Sagrada. Você já leu a Bíblia hoje? O que você acha de iniciar uma amizade íntima e sincera com o seu criador? Que é também em Cristo Jesus,  nosso Pai?  

Que todos nós, os filhos de Deus, ansiemos por estar com ele em todo o tempo, obedecendo a sua palavra

 

Quer ser feliz? Transforme-se em um grande amigo de Deus, e, conquiste  a amizade dele  como Enoque, que andava com Deus e Deus gostava tanto do convívio com Enoque, que o levou vivo para o céu,  para tê-lo perto para sempre.

Cuide dos seus relacionamentos

Cuide dos seus relacionamentos

Salsichas grelhadas

Você tem dado a devida  atenção aos seus relacionamentos?

Publicidade

Devemos vez em quando parar e refletir em como andam os nossos relacionamentos, em casa, no trabalho, com amigos,  etc. Será que temos nos comportados bem com aqueles que são tão importantes em nossas vidas? Com os menos importantes, temos feito acepção de pessoas?

Há valores, que jamais deveriam ser esquecidos e retirados do nosso dia a dia, valores que, nos dias atuais, andam tão esquecidos.

Respeito por exemplo! Respeitar é considerar o valor do outro, dar importância e tratar com dignidade; é ouvir com atenção!

Retrato

Carinho, é a demonstração de que realmente se ama a outra pessoa. Abraçar, beijar, é o que fazemos quando amamos alguém, é uma ação natural de quem ama. Quem ama quer estar perto, quer tocar, sente necessidade de demonstrar o seu amor.

Aa.jpg

Tenho visto pessoas que amam se negando a demonstrar esse amor, por medo de se machucar. Já foi tão rejeitado, tão ferido, que tem receio de fazer um carinho em quem ama, e, assim, sofre por não poder dar todo o amor que tem guardado no seu coração.

Diálogo? É só gritarias o tempo todo! Mães sem um pingo de paciência e sem autoridade para lidar com os seus filhos. Casais que não se sentam para planejar e entrarem em acordo, mas é só acusações, ofensas e humilhações. Fazendo do lar, que deveria ser um lugar de paz, um campo de guerra, onde as lágrimas e a tristezas são frequentes.

Atenção aos filhos? Nem pensar! Vá assistir à tv. Menino!

Falta respeito, ausência de carinho, não tem diálogo, falta a disposição de ouvir o outro e procurar mudar para o bem-estar de todos. Estão todos muito ocupados, postando alguma bobagem no Facebook, ou, assistindo à porcaria da novela. Enquanto isso, os filhos estão buscando o respeito, a atenção, o carinho e o diálogo com outros, que podem levar a destruição e a morte.

Publicidade
Abc.png
Publicidade

Mulheres solitárias, porque seus maridos não têm mais tempo para elas e as tem deixado vulneráveis a homens aproveitadores, que sabem muito bem como seduzir uma mulher carente. Homens desestimulados em seus casamentos, porque suas mulheres não se preocupam mais em agrada-los como no princípio.

Jovem casal

Decida ser você a pessoa que vai se esforçar para trazer esses valores de volta para os seus relacionamentos.

Não deixe seus filhos irem dormir sem lhes dar um beijo de boa noite.

105037703_1205829983105545_3475117139855

Lembre-se sempre das datas importantes.

Preste atenção quando ele(a) estiver falando com você.

Sempre que se lembrar, receba o seu cônjuge com um beijo, um abraço! Se esforce para ouvir com atenção aqueles que estiverem falando com você.

Que tal deletar algumas palavras, ou troca-las por outras que possam trazer bons resultados em seus relacionamentos? Procure nos seus filhos, pais, cônjuge, amigos, algo de valor. Ao invés de olhar somente os defeitos e criticar, procure ver as qualidades e elogiar. Será isso um estímulo para a pessoa se tornar cada vez melhor!

Vamos tentar? Mudar não é nada fácil, mas se nos esforçarmos um pouco a cada dia, conseguiremos. Se não conseguirmos, teremos a paz de saber que tentamos, se não aconteceu é porque não tinha que ser.

Joana Pothiery
bottom of page